Sobre resgatar uma paixão, vivenciar plenamente um sonho e os acasos felizes que nos trazem novos amigos


Resgatando um paixão


Quando 2017 começou, minha promessa de ano novo foi bastante especial: queria resgatar dentro de mim o que era minha grande paixão, aquilo que era capaz de fazer meus olhos brilharem… Parei, refleti e busquei minha essência e assim, o caminho ficou claro… apesar de ser um re-começo meio tardio, resolvi mergulhar de cabeça e voltar a trabalhar com educação e com todo idealismo que, teoricamente, apenas os jovens podem ter.   
O caminho óbvio (para mim) não era apenas dar aula, mas era trabalhar com tecnologias em educação e realmente trazer inovação para a sala da aula, como eu já havia feito no passado, e mais, resgatar o prazer pelo aprender,.
Assim, comecei a fuçar e “caçar” cursos, artigos, fontes de inspiração… desse modo cheguei as ferramentas do Google for Education.
Meu primeiro contato com elas foi a parceria firmada na escola dos meus filhos (mas ainda incipiente).
E então fui descobrindo milhares de potencialidades, de oportunidades maravilhosas e me apaixonei e tirei minhas certificações Google.


Vivenciando plenamente um sonho


Ser mãe para mim foi a realização de um sonho. E assim, me tornei uma mãe mega presente e envolvida com todas as esferas da vida dos meus gêmeos, o incluía, certamente, a vida escolar deles.
Neste ano, estava vivendo um momento muito especial: meus filhos estavam iniciando sua trajetória como estudantes, aprendendo a estudar. E na minha concepção, de apaixonada por aprender e super mãe, eu tinha a obrigação de ajudar a tornar esse processo prazeroso, divertido e efetivo. Todo momento para mim, passou a ser uma possibilidade de aprendizado. Comecei a inventar várias maneiras divertidas e diferentes de estudar com eles.
De repente, percebi, convivendo com outras mães, que muitas não sabiam como participar desse processo.
Descobri, também, que a maioria não entendia como mediar o uso de tecnologia pelos seus filhos, muito menos dentro do ambiente educacional.


Os acasos felizes que nos trazem novos amigos


Durante minha busca por novas propostas inovadoras em educação, descobri o seminário Amplifica, totalmente, por acaso e na véspera do evento internacional em São Paulo.
E lá fui, sem conhecer ninguém, meio perdida… e como mágica sentei ao lado da Ana Paula e, durante uma dinâmica, nos apresentamos… e assim, em pouco tempo, junto com ela criamos o GEG Campinas.
Sendo líder do GEG entrei em contato com outras pessoas que tinham a mesma paixão e o mesmo idealismo. Pessoas maravilhosas, com histórias de vida incríveis, educadores fantásticos, que ia descobrindo a cada e-mail do grupo.
Na primeira reunião do GEG Campinas conseguimos que o Peter, a Renata e a Eliane viessem participar aqui conosco, e os conheci pessoalmente, o que foi uma grande honra.
E daí chegou o meio do ano e na minha caixa de entrada surgiu um convite, para um tal curso de inverno. Pronto fiz minha inscrição!
De novo, não conhecia ninguém, nem sabia o que esperar. E assim entrei pela primeira vez  Classroom num curso real.
E, novamente, tive o imenso prazer de encontrar a pessoa certa. Clarissa, que num dia era apenas um nome num endereço de e-mail e em três semanas se tornou uma pessoa que influenciou minha vida.
Com maestria, competência e generosidade incríveis ela envolveu e conduziu, não só a mim, mas a um grupo diverso, interessante, pulsante. E eu, ansiosamente, durante essas três semanas, a toda hora, esperava um alerta, de um novo post, de uma nova interação, de uma nova inspiração. E comecei a trocar mensagens, dicas, conversas com ela…
Ela me encorajou a formalizar todo esse turbilhão de inquietação em um projeto concreto o EdTech4Parents.

Ao final do percurso no GEG BSB Inverno 2017, o que posso declarar é que: aprendi e cresci muito. Claro que teve muito aprendizado concreto de como fazer coisas que ainda não sabia, mas o mais importante foi o aprendizado para vida, de como é bom colaborar, como é bom ver as questões por ângulos e lentes diferentes, e como é maravilhoso fazer novos amigos!!!


Comentários

  1. Nossa, Roberta! Você não imagina como foi refrescante ler o seu relato. É incrível como compartilhamos dos mesmos sonhos sem nem mesmo saber. Recentemente, por motivos pessoais, sai de um dos meus trabalhos, local no qual fui muito feliz e me realizei profissionalmente. Para preencher o vazio e diminuir a tristeza, fui em busca de novos desafios e conhecimentos para ocupar meu tempo. Tcharam! O GEG BSB inverno caiu em meu colo (ou computador ) :)! Foi maravilhoso. Adorei nossa sintonia mesmo sem saber. Segue agora a minha proposta: vamos nos conectar permanentemente! Quero aprender e trocar experiências com você e, quem sabe, construir uma possível amizade. Um beijos no seu coração

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas