Mesmo no inverno, é preciso cultivar o aprendizado

conhecimento.jpeg
Tudo começou muito timidamente, afinal não sabia como seria esse curso. Não sabia se permearíamos por ambientes já conhecidos e aprofundaria meu humilde conhecimento, ou se passearíamos por lugares desconhecidos e iluminaríamos minha vasta ignorância. Aos poucos, fui me encantando com a forma como Clarissa, nossa querida teacher, nos conduziu ao engajamento nas atividades e, em minha opinião, mais importante ainda em nosso engajamento uns com os outros. Isso tornou nossa trajetória leve, pois pudemos observar que, mesmo estando em momentos diferentes da nossa aprendizagem, todos em um momento ou outro, compartilharam seus conhecimentos ou pediram ajuda. Em nossas trocas, falamos sobre errar, consertar, tentar e aprender.
errar aprender.png

Meu ponto alto dessa trajetória confirma o que há muito já sabia: aprendi muito, mas há ainda muito o que aprender. Sempre haverá. O que me levou ao próximo pensamento/ensinamento advindo do curso:
conhecimento jardim.jpeg

Outro ponto positivo do curso foi a 'mão na massa'. Estivemos durante todo o processo praticando o que vinha sendo ensinado, tendo dúvidas sobre processos e aprendendo, paralelamente, artifícios para engrandecer nosso trabalho. Refletir sobre nossas práticas e sobre a visão dos nossos colegas sobre cada tarefa foi outro ponto indispensável. Fantástico! A aprendizagem passa pela reflexão para que possamos ressignificar nossas práticas.
Por fim, uma mensagem a todos os nossos amigos GEG inverneiros e leitores do nosso blog:

mudança.jpeg

Por isso, mãos à obra, vamos fazer parte dessa mudança. Vamos mostrar aos nossos alunos que é preciso praticar para transformar o aprendizado em conhecimento mesmo. Vamos tentar algo novo, mostrar aos nossos alunos que não sabemos tudo, ao contrário, estamos no mesmo barco da busca por aprender coisas novas e que isso é louvável, não vergonhoso: está tudo bem se sentir inseguro, pedir ajuda e praticar até que estejamos seguros do que aprendemos. Quando atingirmos esse patamar naquele saber ou habilidade, saberemos que está na hora de começar tudo de novo. Abraços carinhoso e até o nosso próximo encontro de aprendizagem juntos de novo!



Comentários

Postagens mais visitadas