A experiência no GEG Brasília Inverno 2017



O que falar desta grande oportunidade de participar do GEG Brasília Inverno 2017! Dentre os muitos pensamentos e sentimentos que emanam de meu ser acredito que uma frase representa bem tudo isso: "A EDUCAÇÃO TEM QUE MUDAR"...
Nesse sentido minha experiência no GEG Brasília foi como posso dizer… Inspiradora! Apropriar-se de conhecimentos, instrumentos, ferramentas google para a educação, para mim é um norte inovador que vem atender a minhas inquietações enquanto professor. Reflito  já algum tempo sobre como transformar a práxis educacional com suporte mais efetivo da tecnologia. Mudar a cara da sala de aula e repaginar a relação professor e alunos é uma meta constante.
Confesso que aprender on line exige bastante disciplina ainda mais na perspectiva de se fazer um consumo crítico, conceito que para mim é um diferencial na relação de ensino e aprendizagem que precisa ser incorporada  na prática dos estudantes; afinal nem toda informação gera conhecimento. Desenvolver habilidades nos alunos  vai muito além de estar nas redes sociais ou se comunicar.
No GEG Brasília percebi que as possibilidades são muitas para alavancar, diversificar e qualificar minha ação enquanto educador. Ir mais além das quatro paredes e realizar a inserção qualitativa ( de meus educandos)  nessa grande "rede" de conhecimento (e não só de informação).
Então muita coisa tem que mudar! Sim e não. Depende da experiência de cada um. A minha destaca que oportunidades como essa fomentam uma importante forma de aprender, onde a interação como o conhecimento não tem dia nem hora, onde o outro é meu parceiro de caminhada e o espaço virtual de aprendizagem é nosso portfólio, nossa história de acertos e erros e mais ainda; é espaço de construção de novos conhecimentos. Como ponto alto dessa trajetória destaco a grande sacada do uso  da tecnologia voltada para  diminuir a distância do que sei e do que posso ou preciso saber, para ser um cidadão ainda melhor num mundo mutável e cada mais tecnológico.
Concluo, afirmando que hoje meus colegas professores de escola e meus estudantes precisam muito mais de mim enquanto educador. Declarar a eles o que aprendi passar pela instrumentalização de todo conhecimento em práticas das quais cada um precisa também experimentar, refletir e declarar a tantos outros que nos conectamos no dia a dia em nossa jornada aqui neste mundo.

Comentários

  1. Antônio Marcos, que rico seu testemunho! O que fica mais evidente pra mim em suas palavras é o seu entusiasmo por aprender e por se renovar. Consigo sentir sua empolgação nas entrelinhas, e sua vontade de compartilhar com outros colegas que sim, é possível fazermos a educação de um jeito novo, diferente, mais conectado, mais humano COM a tecnologia, e não sem ela. Muito obrigada por ter feito parte desse grupo fantástico de educadores do GEG Bsb Inverno!

    ResponderExcluir
  2. Antônio Marcos, que sua inspiração seja a mola propulsora da sua transformação. E que você seja agente inspirador de seus colegas e alunos! um beijo carinhoso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas